Resumen
Es un informe de experiencia que busca revelar la importancia, para los profesionales de la salud durante su capacitación, del conocimiento de cómo funciona el sistema de salud pública brasileño en teoría y práctica. El Ministerio de Salud, en asociación con otras instituciones, formuló un proyecto que involucró pasantías interdisciplinarias para que esto se desarrolle. En el campo de la odontología, el modelo flexneriano ha influido en la formación de profesionales durante décadas. Hubo una revisión en las Pautas Curriculares Nacionales del curso, en 2019, en la que se reiteró la necesidad del perfil generalista del dentista. Se garantizó que las pasantías en el campo de la salud colectiva son esenciales y hacen de la atención médica, la toma de decisiones, la comunicación, el liderazgo, la gestión y la educación continua las competencias de los graduados del curso. Por lo tanto, la capacitación en odontología debe ir más allá del desempeño del dentista en una clínica u oficina. Es necesario reconocer la acción en todos los núcleos de salud colectiva y las experiencias en este sentido pueden despertar un efecto de incomodidad y deseo de acción por parte de cada participante dentro de sus instituciones educativas y en la elección, en el futuro, de dónde actuarán. La ruptura de barreras y viseras construidas contribuye a la formación de temas que pueden ser estratégicos para mejorar la organización y gestión del SUS.
Citas
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas; 1988. 498 p.
Brasil. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília; 1990. 2 p.
Brasil. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília; 1990. 13 p.
Araújo D, Miranda MCG de, Brasil SL. Formação de profissionais de saúde na perspectiva da integralidade. Rev Baiana Saúde Pública. 2007;31(supl. 1):20–31.
Costa DAS, da Silva RF, Lima VV, Ribeiro ECO. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface Commun Heal Educ. 2018;22(67):1183–95.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação. Ver-SUS/Brasil: cadernos de textos. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. 304 p.
Batista CB. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbarói. 2013;(38):97–125.
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. PRÓ-SAÚDE: Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Editora do. Brasília; 2007. 78 p.
Batista MJ, Gibilini C, Kobayashi HM, Ferreira LL, Silva C, Rosário L. Relato de experiência da interação entre universidade, comunidade e Unidade de Saúde da Família em Piracicaba, SP, Brasil. Arq em Odontol. 2010;46(3):144–51.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9394, 20 de dezembro de 1996. In: Diário Oficial da União 1996 [Internet]. 1996. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7802.htm
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. A aderência dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais [Internet]. 1a. Ministério da Saúde, organizador. Brasília; 2006. 162 p. Available at: http://abeno.org.br/arquivos/downloads/download_20111215103241.pdf
Toassi RFC, Ely LI. Integração entre currículos na educação de profissionais da saúde: a potência para educação interprofissional na graduação. Interface Commun Heal Educ. 2018;22(supl. 2):1563–75.
Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Curriculo integrado no Ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Commun Heal Educ. 2012;16(41):529–42.
Silveira JLGC da, Garcia VL. Mudança curricular em odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. Interface Commun Heal Educ. 2015;19(52):145–58.
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. In 2019. p. 1–8.
Fonsêca GS, Junqueira SR, Araújo ME De. Modelo lógico-ideal para o estágio curricular supervisionado: a educação pelo trabalho na formação odontológica. Rev da ABENO. 2015;15(2):2–11.
Alberti TF, Abegg I, Costa MRJ, Titton M. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Rev Bras Estud Pedagógicos. 2014;95(240):346–62.
Kashiwakura HK, Gonçalves A de O, Silva RMP da. Atenção Primária à Saúde: elementos de continuidade e mudanças na saúde do Distrito Federal. Saúde em Debate. 2016;40(111):49–62.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especiailzada e Temática. Centros de Atenção Psicossocial e Unidades de Acolhimento como lugares da atenção psicossocial nos territórios: orientações para elaboração de projetos de construção, reforma e ampliação de CAPS e de UA [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2015. 44 p. Available at: www.saude.gov.br/bvs
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; 1997. 72 p.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Brasil LTD. Brasília; 2011. 120 p.
Minayo MC de S. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 1o ed. São Paulo: Hucitec - Abrasco; 1992. 269 p.
Carrapato P, Correia P, Garcia B. Determinante da saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde. Saúde e Soc. 2017;26(3):676–89.
Stronks K, Hoeymans N, Haverkamp B, Den Hertog FRJ, Van Bon-Martens MJH, Galenkamp H, et al. Do conceptualisations of health differ across social strata? A concept mapping study among lay people. BMJ Open. 2018;8:e020210.