Desenvolvimento do EducaIndex: uma metodologia inovadora de avaliação de comunicação em HIV/Aids
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Andrade, N., Sousa, M. F., & Mendonça, A. V. (2025). Desenvolvimento do EducaIndex: uma metodologia inovadora de avaliação de comunicação em HIV/Aids. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 18(4). https://doi.org/10.18569/tempus.v18i4.3537

Resumen

A comunicação em saúde estabelece princípios dialógicos que perpassam processos e métodos capazes
de interconectar saberes e práticas que viabilizam a produção de evidências substanciais a partir de
metodologias qualitativas, quantitativas ou mistas. Enquanto estratégia, a comunicação em saúde pode ser
destinada a informar e influenciar pessoas, famílias e comunidades, não apenas no que diz respeito à
promoção da saúde, mas também à prevenção de agravos e à reflexão proativa dos inúmeros produtos e
informações que chegam à população sobre o tema da saúde. Teixeira (2004) delineia outras finalidades da
comunicação em saúde, incluindo: prevenir riscos, lidar com possíveis ameaças à saúde, promover
mudanças de comportamento, apoiar a realização de exames de rastreio, compartilhar informações sobre
saúde e doenças, divulgar dados sobre exames e resultados, prescrever medicamentos e sugerir medidas
preventivas e de autocuidado. A presente pesquisa apresenta o desenvolvimento do EducaIndex como
proposta metodológica inovadora e dialógica, que permite a avaliação de campanhas de comunicação sobre
HIV/Aids por jovens de 15 a 24 anos, possibilitando a mediação entre a educação, informação e
comunicação em saúde. Embora o instrumento apresentado seja, prioritariamente de cunho quantitativo,
Minayo e Sanches (2021) reiteram a importância e a necessidade do encontro entre os estudos qualitativos
e quantitativos que se complementam, triangulam e promovem a integração de métodos, dados, técnicas,
instrumentos e teorias que fortalecem estudos como o que é apresentado neste estudo. 

https://doi.org/10.18569/tempus.v18i4.3537
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